OOM arranca primeira iniciativa de monitorização de correntes superficiais através de tecnologia Radar HF na ilha da Madeira

postado em: Novidades | 0

O Observatório Oceânico da Madeira (OOM) pretende constituir-se como um pólo de excelência dedicado à investigação e monitorização permanente do oceano. Esta iniciativa agrega uma comunidade científica multidisciplinar, juntando várias entidades no sentido de promover a cooperação e rentabilização de recursos, permitindo à Região Autónoma da Madeira (RAM) responder de forma mais eficaz às exigências de avaliação e gestão dos recursos marinhos.

O OOM e a QUALITAS assinaram um contrato no sentido de se instalarem duas estações de Radar HF CODAR SeaSonde na ilha da Madeira. O projecto contempla a monitorização de duas zonas distintas da ilha durante dois períodos de 6 meses através de sistemas de 13.5 MHz, capazes de realizar medições até 75 km de distância.

O objectivo principal do projecto é a monitorização das correntes oceânicas e das condições de agitação marítima, sendo que o primeiro período de monitorização deverá arrancar em finais de Junho de 2017. Os dados serão utilizados pelo O.O.M. de forma a caracterizar as condições oceanográficas locais, assim como para calibração de modelos de circulação.

Na ilha da Madeira, os efeitos induzidos pelas montanhas e batimetria das ilhas (esteiras atmosféricas e oceânicas) geram uma variedade de sistemas de mesoescala (tais como vórtices, fenómenos de upwelling, frentes, jactos, etc.). A tecnologia de Radar HF SeaSonde proporcionará não só a monitorização como melhor entendimento destes fenómenos.

Este projecto é financiado através de fundos FEDER, através do IDR – Instituto do Desenvolvimento Regional (M1420- 01-0145-FEDER-000001- Observatório Oceânico da Madeira- OOM), e conta com o apoio de várias entidades, nomeadamente do Centro de Maricultura da Calheta, da Direção Regional das Pescas da Madeira, do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa (IH), entre outros.

 

Informações adicionais poderão ser encontradas em:

http://oom.arditi.pt/

http://www.qualitasinstruments.com

http://www.qualitasremos.com

http://www.codar.com

 

 

Map_Madeira

Madeira

Mapa de coberturas estimadas (a vermelho escuro a cobertura total que resulta da sobreposição das coberturas radiais, a roxo e a vermelho claro).

 

 

 

Deixe uma resposta